Clínica de Recuperação

Como Funciona o Tratamento em Clínica Particular de Dependentes Químicos

Existem algumas diferenças básicas no processo de reabilitação de adictos e muitos se perguntam como funciona o tratamento em clínica particular de dependentes químicos. Porém antes mesmo de falarmos sobre as diferenças do tratamento, necessita-se entender que todas as instituições têm que ter uma base igual na reabilitação.

O que as diferencia são as quantidades de internos e a metodologia aplicada. Além da quantidade de atividades disponíveis dentro das instituições. Sendo assim, como citado anteriormente em outros artigos disponíveis em nosso BLOG, conforme uma abordagem mais dinâmica para o tratamento, com mais atividades que trabalhem todos os aspectos comportamentais do paciente, mais cara se torna a instituição.

Entretanto, nem sempre a quantidade excessiva de pacientes significa que o tratamento é ruim, por exemplo um dos centros referência de internação hospitalar da américa latina é um dos maiores hospitais psiquiátricos do Brasil e está sempre com sua capacidade de lotação cheia. E mesmo assim o tratamento continua no mesmo padrão.

Por isso que o tratamento, do mesmo jeito que o comportamento adictivo aliado ao consumo de narcóticos depende de vários fatores, a recuperação também. E quando o recurso terapêutico tem uma estadia diferenciada e uma quantidade de recursos mais vasta, logicamente que serão repassados para a família do paciente esses custos.

Quando se trata das clínicas de recuperação, normalmente as instituições que recebem pacientes involuntariamente são mais caras que as clínicas abertas. Mas não é uma regra habitual.

Entretanto, existem clínicas abertas com tantas atividades diversificadas no tratamento da dependência química que o custo mensal pode variar de R$2.000,00 à R$10.000,00 reais. Mas vamos diretamente ao assunto, como funciona o tratamento em clínica particular de dependentes químicos?

Qual é o Preço de uma Vida?

Imagine que você tem um familiar, e ele está sofrendo de uma doença congênita que tem tratamento, mas não tem cura. Infelizmente nosso sistema público de saúde está lotado e tem uma fila de espera, mas essa doença não pode progredir de jeito nenhum. Ou seja, ele não pode esperar por tratamento. O mesmo tem de ser realizado imediatamente.

Posto isso, você conversa com um médico, conversa com outro, e encontra uma clínica que faz pra você um tratamento a um custo de 10 mil reais. Num prazo de seis meses o tratamento dessa doença, terá resultados positivos significativos. Então como um uma pessoa de prontidão você aceita e dá um jeitinho aqui e outro ali para realizar o pagamento.

Na dependência química é assim. Ela é incurável, progressiva e fatal. Ela tem um custo alto, que é a vida. Qual é o preço de uma vida para você? E a vida de quem você ama, quanto vale? Infelizmente as clínicas de recuperação sabem que as pessoas vão dar um jeito para pagar, então elas elevam a margem de lucro.

Entretanto, o ano de 2020 foi fundamental para essa mudança ocorrer. Com a alta procura e com um crescente número de instituições de recuperação surgindo por lá e por cá, com preços mais acessíveis mas com um tratamento TOP, houve uma diminuição na margem de lucro destes estabelecimentos. Com isso, mais pessoas tiveram acesso ao tratamento de qualidade a um preço razoável.

O custo de um Dependente Químico em casa é maior!

Você sabia que o custo de um dependente químico em casa é maior do que ele internado? Infelizmente é uma pura realidade. Especialmente os dependentes de drogas estimulantes como o crack e a cocaína. Onde as taxas de reincidência de uso são altamente elevadas em comparação com a maconha e LSD por exemplo.

Com o dependente químico em casa ele articula mais, gasta mais e caso não tenha o recurso para conseguir a substância, ele tende a se desfazer de objetos pessoais e dos próprios recursos. Sendo assim, além de recursos físicos ele consome um dos recursos mais difíceis de resgatar, os recursos emocionais.

Tirar a confiança de pais, irmãs e irmãos é difícil. Uma vez feito isso, para voltar demora muito mais do que arranjar um trabalho ou pagar as dívidas de cartão de crédito e cheque especial. Leva às vezes muito mais do que 5 anos para caducar uma dívida. Em certas ocasiões, não tem volta.

Tratamento Convencional

O tratamento convencional, é o tipo de tratamento padrão propriamente dito. É o tratamento que todas instituições oferecem, desde o SUS até as mais luxuosas do Brasil. É o “arroz com feijão” do combate ao comportamento adictivo e ao transtorno da dependência química.

Sendo assim, um tratamento institucionalizado com três refeições básicas, acompanhamento psicológico, acompanhamento médico psiquiátrico, de assistência social e de grupos de apoio; é o básico para tratar pacientes dependentes químicos e alcoólatras.

Não desmerecendo esse tipo de tratamento nem a sua eficácia porque justamente quem faz a recuperação é o próprio paciente. Independente do tipo de clínica de recuperação, quem mata um leão por dia é o usuário que vence cada dia que passa limpo.

Tratamento Diferenciado

Como funciona o tratamento em clínica particular de dependentes químicos de alto padrão? Já neste tipo de tratamento, além do básico, existe uma quantidade de tarefas a mais. É aquele famoso “plus” ou “tcham” como dizem por aí.

Natação, yoga, relaxamento, massoterapia, vôlei, basquete, futebol, terapia ocupacional, laborterapia e outros. Existe uma infinidade de “plus” que se pode agregar ao tratamento e recuperação de pessoas que sofrem da doença do comportamento adictivo aliado ao consumo de substâncias psicoativas.

Esse tratamento diferenciado ajuda o passar do tempo e o aprendizado em técnicas que apoiam o sistema que invalida as recaídas comportamentais e que por fim, fazem com que o dependente químico reincida no processo de uso da substância.

Por fim, seja cara ou barata, as Clínicas Viver Clin tem a instituição certa para você. Temos o parceiro ideal que cabe no seu bolso e que fará o tratamento para seu ente querido da melhor maneira possível no momento que você mais necessitar. Entre em contato com a gente ou agende uma visita.

Renan Rugolo Re

Postagens recentes

Entenda o que acontece com o seu corpo quando você usa drogas

Entenda o que acontece com o seu corpo quando você usa drogas. Os prejuízos ao…

10 meses atrás

Qual melhor clínica de recuperação química na região de Limeira?

Qual melhor clínica de recuperação química em Limeira? Esse é um trabalho para as Clínicas…

10 meses atrás

Alcoolismo mata?

O consumo de bebidas alcoólicas entre os anos de 2013 a 2015 foi responsável em…

11 meses atrás