Para acertar na escolha de uma clínica de recuperação para dependentes químicos em Sorocaba, você precisa se atentar a alguns detalhes importantes. O objetivo deste artigo é te ajudar a fazer a melhor escolha. Continue lendo para saber mais!
O ano de 2020 foi um ano atípico e bem difícil para a maioria das pessoas. Isso, devido ao novo (que já não é tão novo assim) coronavírus. A pandemia afetou o mundo inteiro desestabilizando a economia e ceifando milhares de vidas.
Porém, felizmente, estamos cada vez mais próximos de uma vacina contra a covid-19 que nos dará a vitória contra o vírus que complicou bastante o ano de 2020.
No entanto, existe um problema de saúde – e também social – que nos abala há muitos anos e que está difícil de ser vencido. Esse problema é a dependência química.
A dependência química é definida como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos, que se desenvolvem após o uso repetido de determinada substância. Ou seja, ela é uma doença, legalmente reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo o Relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em 2017, 5,5% (equivalente a 271 milhões de pessoas) da população mundial adulta havia feito o uso de algum tipo de droga. Para se ter uma noção mais clara, pode-se traduzir para 1 a cada 20 pessoas, aproximadamente.
No mesmo período, uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz mostrou que 3,5 milhões de brasileiros eram usuários de drogas ilícitas.
No Brasil, a dependência química atinge 4 a cada 10 famílias. Ou seja, 40% das famílias brasileiras sofrem com algum caso de dependência química entre seus integrantes.
Os jovens e as drogas
No final de 2018, uma pesquisa realizada pelo grupo Coalizão Sorocaba entre alunos das escolas estaduais da cidade, mostrou que quase metade dos estudantes (47%) entre 14 e 18 anos já tiveram contato com algum tipo de droga.
Destes 47%, a maioria entre 14 e 15 anos de idade, disseram que já experimentaram álcool (40%), narguilé (26,5%), maconha (22,9%) e tabaco (22%).
Dos motivos apresentados pelos jovens, 37% disseram ter experimentado as drogas por curiosidade, 27% disseram que os amigos ofereceram, 23% compraram e 10% pediram para alguém comprar.
Esta pesquisa foi apresentada e debatida em audiência pública na Câmara Municipal de Sorocaba em 09/11/2018.
A ação do poder público
Os poderes legislativo e executivo de Sorocaba preocupam-se com o combate às drogas na cidade e região.
Em 2019, mais precisamente em 14 de março, a Prefeitura de Sorocaba, através da Secretaria de Políticas sobre Drogas (Sepod), iniciou um mapeamento do consumo de drogas na cidade.
O objetivo principal é a prevenção, porém também saber quem são os usuários que já se encontram em situações de dependência química, muitas vezes sem moradia, expostas a todo tipo de riscos contra a vida, para que as devidas providências sejam tomadas e estas pessoas auxiliadas.
O papel da clínica de recuperação para dependentes químicos em Sorocaba
A clínica de recuperação para dependentes químicos em Sorocaba é o único lugar onde uma pessoa desta região pode combater a doença de uma forma eficaz.
Sem dúvida que o amor da família, apoio dos amigos e até mesmo a espiritualidade têm um papel importante na reabilitação. Mas na maioria das vezes não são suficientes para livrar uma pessoa da dependência.
Uma clínica de recuperação para dependentes químicos em Sorocaba, irá trabalhar juntamente com a família e pessoas mais próximas do dependente, além de explorar também a sua espiritualidade.
A clínica de reabilitação tem certa semelhança com um hospital convencional. Mas podemos dizer que ela é um pouco mais completa. A semelhança da clínica de recuperação com o hospital está relacionada à equipe médica.
Como acertar na escolha de uma clínica de recuperação para dependentes químicos em Sorocaba?
Existem diversas opções em clínica de recuperação para dependentes químicos em Sorocaba. E talvez isso possa te deixar em dúvida sobre qual escolher.
E sua escolha deve ser certeira, pois não podemos brincar com a dependência química. Estamos falando de salvar uma vida, literalmente.
Uma clínica de reabilitação ruim, de procedência duvidosa, pode piorar muito a situação do dependente químico e sua família. Sendo que o objetivo seria totalmente o oposto.
Neste caso, apenas reforçando, você não pode errar na escolha! Mas estão, como fazer para não errar? É o que nós vamos te dizer logo a seguir:
Não é correto escolher uma clínica de recuperação em Sorocaba somente pelo preço. Mas sim pelo valor, ou seja, pelo o que a clínica oferece.
Sabe aquela velha frase que diz: “o barato sai caro”? Pois é, no caso de clínicas de recuperação para dependentes químicos ela pode fazer total sentido.
Não significa que clínicas de reabilitação com preços mais acessíveis são necessariamente ruins. Mas desconfie de preços muito abaixo dos concorrentes. Pesquise preços e faça uma comparação entre as instituições.
Analise o tempo de atuação de cada estabelecimento. Geralmente as clínicas que estão prestando serviços a mais tempo são confiáveis. Uma clínica de reabilitação ruim não costuma durar muito tempo.
Além do tempo de existência da clínica de recuperação, também deve-se verificar como é a estrutura física do local.
O Viver Clin possui unidades especialmente desenvolvidas para proporcionar ambientes confortáveis e seguros, onde cada detalhe é cuidadosamente pensado para oferecer aos pacientes o melhor e mais eficaz tratamento de reabilitação.
Se possível, converse com pessoas que já contaram com os serviços da clínica de reabilitação que você está pesquisando e analise a opinião de cada uma.
Viver Clin, a sua clínica de recuperação para dependentes químicos em Sorocaba
Agora que você já sabe como escolher uma boa clínica de recuperação para dependentes químicos em Sorocaba, nós te convidamos a conhecer o Viver Clin.
Nós somos especialistas no tratamento da dependência química e alcoolismo. Além de também cuidarmos de pacientes com outros tipos de transtornos como a esquizofrenia e depressão.
Também trabalhamos com a Ibogaína, um tratamento alternativo para dependentes químicos. A ibogaína é um comprimido feito a partir de uma planta de origem africana, a iboga.
É um tratamento novo que tem apresentado bons resultados em alguns casos de dependência química.
Nós atendemos pacientes do sexo masculino e do sexo feminino. E também tratamos de adolescentes (menores de idade).
Entre em contato conosco e saiba mais sobre nós. Estamos prontos para tirar todas as suas dúvidas e ajudar você nesta difícil batalha contra a dependência.