Tratamento contra a depressão

Home Tratamento contra a depressão
Tratamento contra a depressão

Tratamento contra a depressão

Conhecida como a doença do século, a depressão tem preocupado cada vez mais. Mesmo com o avanço da medicina nos estudos referentes ao tratamento contra a depressão.

Pelo menos 4% da população mundial sofre com a depressão. São mais de 320 milhões de pessoas por todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Aqui no Brasil, existem mais de 11,5 milhões de pessoas deprimidas. E só para constar, a depressão é uma doença relativamente nova para a humanidade.

Foi apenas na década de 1950 que os antidepressivos foram descobertos e o tratamento contra a depressão tomou um rumo diferente. Ou seja, começou a ser levada mais a sério.

Antes disso acreditava-se que a depressão só poderia ser tratada com psicanálise. Para se ter uma ideia, mais da metade da população brasileira não sabe o que é a depressão.

Uma pesquisa feita pelo Ibope apontou que somente 47% da população brasileira sabe que a depressão é um transtorno mental. Esse levantamento foi realizado com a participação de 2000 pessoas em 6 estados do Brasil.

Quando perguntadas sobre o que é a depressão, muitas pessoas dão respostas como “uma dor na alma”, “um estado de espírito”, “consequência de um acontecimento marcante”, entre outras coisas.

O problema maior está entre os mais jovens. O mesmo estudo mostrou que 29% dos jovens participantes da pesquisa entre 18 e 24 anos não acredita que depressão é uma doença. Ou seja, quase um terço.

Já entre os participantes com mais de 55 anos de idade, acreditam que a depressão é uma doença que pode ser tratada com a medicina.

E realmente a depressão é uma doença psiquiátrica crônica ligada ao desequilíbrio de substâncias no cérebro. Negar esse fato, além de negligente, é perigoso.

Tratamento contra a depressão e o tabu envolvido

Ainda falando sobre o levantamento feito pelo Ibope, 39% dos jovens entre 13 e 17 anos disseram que não se sentiriam confortáveis em falar com suas famílias, caso recebessem um diagnóstico de depressão.

Em um ambiente escolar ou profissional, o número é ainda maior: 49% dos jovens entre 13 e 17 anos disseram que não contariam para seus colegas, caso estivessem deprimidos. Ou seja, quase metade.

E entre jovens com idades entre 18 e 24 anos, o número é de 56%. Ou seja, mais da metade.

Falando em números mais abrangentes, independente da faixa etária, a cada 2 pessoas que possuem doença, apenas uma procura ajuda. Ou seja, metade das pessoas deprimidas não buscam por tratamento contra a depressão.

Entre os jovens, o medo e a vergonha de falar sobre a depressão é algo muito comum. Um dos motivos, como falamos antes, é a vergonha ou o medo dos julgamentos das outras pessoas. Inclusive, é algo que acontece e muito.

Frases como: isso é coisa da sua cabeça! Isso é falta de Deus. Procure se animar! Ficar deitado não vai adiantar! Isso é frescura! são comuns de serem ditas para pessoas que apresentam sintomas da depressão. Palavras e atitudes que acabam piorando a situação.

Outro motivo de as pessoas não procurarem por tratamento contra a depressão é o simples fato de não saberem que estão com a doença e não conseguirem identificar os sintomas que variam de pessoa para pessoa.

Central de Atendimento Dependência Química

Se você tem um filho, filha, marido, esposa ou qualquer outro parente ou amigo próximo que necessite de ajuda, fale conosco

(11) 91137-2556

Contato

Envie sua Mensagem

    Notícias e Novidades

    Fique por dentro de nossas notícias, dicas e novidades sobre os tratamentos de reabilitação química e alcoólica!

    WhatsApp:

    (11) 91137-2556

    E-mail:

    contato@clinicasviverclin.com.br