Tratamento contra a depressão

Home Tratamento contra a depressão
Tratamento contra a depressão

Conhecida como a doença do século, a depressão tem preocupado cada vez mais. Mesmo com o avanço da medicina nos estudos referentes ao tratamento contra a depressão.

Pelo menos 4% da população mundial sofre com a depressão. São mais de 320 milhões de pessoas por todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Aqui no Brasil, existem mais de 11,5 milhões de pessoas deprimidas. E só para constar, a depressão é uma doença relativamente nova para a humanidade.

Foi apenas na década de 1950 que os antidepressivos foram descobertos e o tratamento contra a depressão tomou um rumo diferente. Ou seja, começou a ser levada mais a sério.

Antes disso acreditava-se que a depressão só poderia ser tratada com psicanálise. Para se ter uma ideia, mais da metade da população brasileira não sabe o que é a depressão.

Uma pesquisa feita pelo Ibope apontou que somente 47% da população brasileira sabe que a depressão é um transtorno mental. Esse levantamento foi realizado com a participação de 2000 pessoas em 6 estados do Brasil.

Quando perguntadas sobre o que é a depressão, muitas pessoas dão respostas como “uma dor na alma”, “um estado de espírito”, “consequência de um acontecimento marcante”, entre outras coisas.

O problema maior está entre os mais jovens. O mesmo estudo mostrou que 29% dos jovens participantes da pesquisa entre 18 e 24 anos não acredita que depressão é uma doença. Ou seja, quase um terço.

Já entre os participantes com mais de 55 anos de idade, acreditam que a depressão é uma doença que pode ser tratada com a medicina.

E realmente a depressão é uma doença psiquiátrica crônica ligada ao desequilíbrio de substâncias no cérebro. Negar esse fato, além de negligente, é perigoso.

Tratamento contra a depressão e o tabu envolvido

Ainda falando sobre o levantamento feito pelo Ibope, 39% dos jovens entre 13 e 17 anos disseram que não se sentiriam confortáveis em falar com suas famílias, caso recebessem um diagnóstico de depressão.

Em um ambiente escolar ou profissional, o número é ainda maior: 49% dos jovens entre 13 e 17 anos disseram que não contariam para seus colegas, caso estivessem deprimidos. Ou seja, quase metade.

E entre jovens com idades entre 18 e 24 anos, o número é de 56%. Ou seja, mais da metade.

Falando em números mais abrangentes, independente da faixa etária, a cada 2 pessoas que possuem doença, apenas uma procura ajuda. Ou seja, metade das pessoas deprimidas não buscam por tratamento contra a depressão.

Entre os jovens, o medo e a vergonha de falar sobre a depressão é algo muito comum. Um dos motivos, como falamos antes, é a vergonha ou o medo dos julgamentos das outras pessoas. Inclusive, é algo que acontece e muito.

Frases como: isso é coisa da sua cabeça! Isso é falta de Deus. Procure se animar! Ficar deitado não vai adiantar! Isso é frescura! são comuns de serem ditas para pessoas que apresentam sintomas da depressão. Palavras e atitudes que acabam piorando a situação.

Outro motivo de as pessoas não procurarem por tratamento contra a depressão é o simples fato de não saberem que estão com a doença e não conseguirem identificar os sintomas que variam de pessoa para pessoa.