Internações Compulsórias

Home Internações Compulsórias
internações compulsórias

Internações Compulsórias

As internações compulsórias podem ser facilmente confundidas com as internações involuntárias, mas apesar disso, possuem diferenças.

Ambas internações são confundidas devido algumas semelhanças. As internações involuntárias e internações compulsórias são semelhantes no sentido de o consentimento do paciente ser desnecessário.

Existem casos em que o paciente não consegue tomar simples decisões por si só, devido à dependência química ou alcoolismo.

A dependência química é definida pela Organização Mundial da Saúde como uma doença crônica, ou seja, uma doença que persiste por um período superior a seis meses e não se resolve ou se cura em um curto espaço de tempo.

Também é uma doença progressiva, ou seja, que piora com o passar do tempo. E primária, ou seja, que gera outras doenças.

Além disso, a dependência química é um transtorno mental, ou seja, uma condição que afeta o humor, comportamento e o raciocínio.

Isso quer dizer que, muitas vezes, o dependente químico tem seu raciocínio afetado, não conseguindo discernir o que é e o que não é bom para si próprio e para os outros.

No caso do alcoolismo, a situação não é muito diferente. O alcoólatra também pode ter sua capacidade de discernimento comprometida devido à doença.

Além disso, é comum que tanto o dependente químico, quanto o alcoólatra tenham uma atitude de negação.

Isso significa que dificilmente aceitam que estão doentes. No caso do alcoólatra, ele pode alegar que bebe muito, mas que pode parar quando quiser e que não precisa de tratamento, muito menos ser internado em uma clínica de recuperação.

Internações compulsórias e suas razões

O dependente químico pode adotar um discurso semelhante. A doença, muitas vezes, causa uma espécie de cegueira mental não o deixando perceber o quão ruim sua situação se encontra. Nesse caso, as internações compulsórias podem ser a única saída.

O grande problema da negação de um dependente químico ou alcoólatra é que quanto mais tempo ele demora para aceitar o tratamento, mais a sua doença se agrava, podem até o levar a óbito. E antes disso, outras doenças vão aparecendo, desencadeadas pela dependência química ou alcoolismo.

Outro problema sério é o risco que paciente pode causar para outras pessoas e para si próprio. Falando dos outros, o dependente químico ou alcoólatra pode ser uma ameaça para a segurança e integridade de terceiros. Até mesmo de seus familiares, pois pode tornar-se agressivo e difícil de ser controlado, podendo até atentar contra a vida das outras pessoas.

Pelas mesmas razões, pode também ser uma ameaça para si próprio tendo atitudes suicidas. Quando o paciente se encontra nessa situação, a internação compulsória pode ser a única saída para salvar sua vida e também proteger a vida de terceiros.

Em casos onde o paciente não possui família, ou esta não autoriza sua internação, a internação compulsória pode ser autorizada por um juiz de direito, baseada em laudo médico onde o profissional solicita a internação e atesta que o paciente não possui domínio sobre suas condições físicas e psicológicas.

Esta prática, apesar de causar certa polêmica, está prevista em lei (artigo 9º da Lei 10.216/01). As internações compulsórias, apesar de serem realizadas contra a vontade do paciente, sempre devem ser realizadas de uma forma que a segurança e integridade física sejam respeitadas.