Alcoolismo

Home Alcoolismo
alcoolismo

Clínica de recuperação para Alcoolátras

Alcoolismo, uma palavra relativamente conhecida. Mas que, apesar disso, muitos não sabem seu real significado. Nem todas as pessoas que ouviram falar de alcoolismo sabem que ele é uma doença crônica. Ou seja, que não tem cura.

Falar que o alcoolismo é uma doença pode parecer estranho ou exagero para algumas pessoas. Mas a própria OMS (Organização Mundial da Saúde) assim o define. O alcoolismo é um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após o uso repetido de álcool.

Um alcoolista, ou seja, alguém que sofre com alcoolismo, pode ser confundido com alguém que consome muita bebida alcoólica, que seria o abuso do álcool. Ou até mesmo o beber pesado episódico, que seria abusar do álcool em ocasiões excepcionais. Mas nem todos que consomem álcool são alcoolistas.

Veja, a seguir, alguns sintomas que podem definir um alcoólatra:

• Forte desejo de beber: um desejo muito maior do que uma simples vontade de tomar uma dose, taça ou copo de qualquer bebida alcoólica.

• Dificuldade de controlar o consumo: não conseguir parar de beber depois de ter começado.

• Uso continuado apesar das consequências negativas: a pessoa continua bebendo, mesmo sabendo que está lhe fazendo mal.

• Maior prioridade dada ao consumo da bebida em detrimento de outras atividades: nada é mais importante do que consumir álcool. Nem trabalho, nem estudos, nem família, nem amigos.

• Aumento da tolerância: se torna necessário consumir doses cada vez maiores de bebida alcoólica para satisfazer o organismo.

• Possível estado de abstinência física: quando a pessoa fica um tempo sem consumir o álcool, o corpo sente falta e sintomas físicos começam a se manifestar como: dores de cabeça, tremores, entre outros. A mente do alcoólatra começa a “interpretar” o álcool como algo vital, indispensável ao corpo.

Como funciona o tratamento do alcoolismo

O tratamento do alcoolismo deve ser multimodal. Ou seja, ele deve envolver tratamento a médico, psicológico e social.

O tratamento médico consiste na desintoxicação, como primeiro passo. Ou seja, a interrupção do consumo de toxinas ou a limpeza das toxinas deixadas no corpo pelo álcool. Essa limpeza pode ser feita por meio de dieta, jejum ou limpeza do cólon.

Além da desintoxicação, o tratamento do alcoolismo pode ser feito com sedativos, vitaminas e outros tipos de medicamentos específicos para combater a doença.

Por falar em tratamento psicológico, podemos citar algumas atividades como o aconselhamento, grupos de apoio (como o Alcoólicos Anônimos, por exemplo), terapia em grupo, terapia familiar, terapia cognitivo-comportamental e psicoterapia.

No tratamento social, o paciente participa de atividades recreativas, dinâmicas em grupo, prática esportivas e todo tipo de atividade social que ajude o paciente a entender que pode ser útil para outras pessoas com suas habilidades particulares.

Todos esses cuidados que envolvem o tratamento do alcoolismo são realizados nas unidades da Clínica Viver Clin.

O alcoolismo, apesar de possuir sintomas comuns entre os pacientes, exige uma avaliação personalizada.

Isso quer dizer que cada paciente possui motivos diferentes pelos quais o fizeram tornar-se dependente do álcool.

Para descobrir esses motivos, nossa equipe terapêutica realiza uma entrevista com o paciente para então decidir qual será o próximo passo, qual o tratamento ideal para aquele caso específico.

Além da questão psicológica, também avaliamos a saúde física dos pacientes realizando exames médicos. O alcoolismo causa diferentes males de acordo com cada paciente. Por isso a avaliação médica é feita e, dependendo da saúde atual do paciente, o tratamento do alcoolismo segue o rumo necessário.