Existem algumas diferenças básicas no processo de reabilitação de adictos e muitos se perguntam como funciona o tratamento em clínica particular de dependentes químicos. Porém antes mesmo de falarmos sobre as diferenças do tratamento, necessita-se entender que todas as instituições têm que ter uma base igual na reabilitação.
O que as diferencia são as quantidades de internos e a metodologia aplicada. Além da quantidade de atividades disponíveis dentro das instituições. Sendo assim, como citado anteriormente em outros artigos disponíveis em nosso BLOG, conforme uma abordagem mais dinâmica para o tratamento, com mais atividades que trabalhem todos os aspectos comportamentais do paciente, mais cara se torna a instituição.
Entretanto, nem sempre a quantidade excessiva de pacientes significa que o tratamento é ruim, por exemplo um dos centros referência de internação hospitalar da américa latina é um dos maiores hospitais psiquiátricos do Brasil e está sempre com sua capacidade de lotação cheia. E mesmo assim o tratamento continua no mesmo padrão.
Por isso que o tratamento, do mesmo jeito que o comportamento adictivo aliado ao consumo de narcóticos depende de vários fatores, a recuperação também. E quando o recurso terapêutico tem uma estadia diferenciada e uma quantidade de recursos mais vasta, logicamente que serão repassados para a família do paciente esses custos.
Quando se trata das clínicas de recuperação, normalmente as instituições que recebem pacientes involuntariamente são mais caras que as clínicas abertas. Mas não é uma regra habitual.
Entretanto, existem clínicas abertas com tantas atividades diversificadas no tratamento da dependência química que o custo mensal pode variar de R$2.000,00 à R$10.000,00 reais. Mas vamos diretamente ao assunto, como funciona o tratamento em clínica particular de dependentes químicos?
Qual é o Preço de uma Vida?
Imagine que você tem um familiar, e ele está sofrendo de uma doença congênita que tem tratamento, mas não tem cura. Infelizmente nosso sistema público de saúde está lotado e tem uma fila de espera, mas essa doença não pode progredir de jeito nenhum. Ou seja, ele não pode esperar por tratamento. O mesmo tem de ser realizado imediatamente.
Posto isso, você conversa com um médico, conversa com outro, e encontra uma clínica que faz pra você um tratamento a um custo de 10 mil reais. Num prazo de seis meses o tratamento dessa doença, terá resultados positivos significativos. Então como um uma pessoa de prontidão você aceita e dá um jeitinho aqui e outro ali para realizar o pagamento.
Na dependência química é assim. Ela é incurável, progressiva e fatal. Ela tem um custo alto, que é a vida. Qual é o preço de uma vida para você? E a vida de quem você ama, quanto vale? Infelizmente as clínicas de recuperação sabem que as pessoas vão dar um jeito para pagar, então elas elevam a margem de lucro.
Entretanto, o ano de 2020 foi fundamental para essa mudança ocorrer. Com a alta procura e com um crescente número de instituições de recuperação surgindo por lá e por cá, com preços mais acessíveis mas com um tratamento TOP, houve uma diminuição na margem de lucro destes estabelecimentos. Com isso, mais pessoas tiveram acesso ao tratamento de qualidade a um preço razoável.
O custo de um Dependente Químico em casa é maior!
Você sabia que o custo de um dependente químico em casa é maior do que ele internado? Infelizmente é uma pura realidade. Especialmente os dependentes de drogas estimulantes como o crack e a cocaína. Onde as taxas de reincidência de uso são altamente elevadas em comparação com a maconha e LSD por exemplo.
Com o dependente químico em casa ele articula mais, gasta mais e caso não tenha o recurso para conseguir a substância, ele tende a se desfazer de objetos pessoais e dos próprios recursos. Sendo assim, além de recursos físicos ele consome um dos recursos mais difíceis de resgatar, os recursos emocionais.
Tirar a confiança de pais, irmãs e irmãos é difícil. Uma vez feito isso, para voltar demora muito mais do que arranjar um trabalho ou pagar as dívidas de cartão de crédito e cheque especial. Leva às vezes muito mais do que 5 anos para caducar uma dívida. Em certas ocasiões, não tem volta.
Tratamento Convencional
O tratamento convencional, é o tipo de tratamento padrão propriamente dito. É o tratamento que todas instituições oferecem, desde o SUS até as mais luxuosas do Brasil. É o “arroz com feijão” do combate ao comportamento adictivo e ao transtorno da dependência química.
Sendo assim, um tratamento institucionalizado com três refeições básicas, acompanhamento psicológico, acompanhamento médico psiquiátrico, de assistência social e de grupos de apoio; é o básico para tratar pacientes dependentes químicos e alcoólatras.
Não desmerecendo esse tipo de tratamento nem a sua eficácia porque justamente quem faz a recuperação é o próprio paciente. Independente do tipo de clínica de recuperação, quem mata um leão por dia é o usuário que vence cada dia que passa limpo.
Tratamento Diferenciado
Como funciona o tratamento em clínica particular de dependentes químicos de alto padrão? Já neste tipo de tratamento, além do básico, existe uma quantidade de tarefas a mais. É aquele famoso “plus” ou “tcham” como dizem por aí.
Natação, yoga, relaxamento, massoterapia, vôlei, basquete, futebol, terapia ocupacional, laborterapia e outros. Existe uma infinidade de “plus” que se pode agregar ao tratamento e recuperação de pessoas que sofrem da doença do comportamento adictivo aliado ao consumo de substâncias psicoativas.
Esse tratamento diferenciado ajuda o passar do tempo e o aprendizado em técnicas que apoiam o sistema que invalida as recaídas comportamentais e que por fim, fazem com que o dependente químico reincida no processo de uso da substância.
Por fim, seja cara ou barata, as Clínicas Viver Clin tem a instituição certa para você. Temos o parceiro ideal que cabe no seu bolso e que fará o tratamento para seu ente querido da melhor maneira possível no momento que você mais necessitar. Entre em contato com a gente ou agende uma visita.