Dependência química

Home Dependência química
Dependência química

Dependência química

Apesar de muitos ainda discordarem, a dependência química precisa ser tratada com a ajuda de profissionais qualificados, pois ela é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) uma doença crônica, enquadrada como transtorno mental e comportamental (CID 10 F19).

Ela é uma doença primária, pois pode ocasionar outras doenças como depressão, ansiedade, esquizofrenia, enfisema pulmonar, insuficiência renal e hepática, entre muitas outras.

No mundo, são mais de 271 milhões de pessoas com idades entre 15 e 64 anos que já fizeram uso de alguma droga ilícita.

Número que equivale a 5,5% da população mundial. Dos mais de 271 milhões de usuários de drogas existentes no mundo atualmente, pelo menos 30 milhões são considerados dependentes químicos.

No nosso país, o número de usuários de drogas ilícitas ultrapassa os 3,5 milhões de pessoas. E infelizmente este número vem aumentando com o passar do tempo.

Um dos maiores problemas envolvendo a dependência química é que ela não prejudica apenas o usuário de drogas.

Mas também aqueles que fazem parte de sua vida de alguma forma. Principalmente os mais próximos, como, por exemplo, pais, irmãos, filhos, cônjuge. Enfim, a família em geral.

Além de amigos mais próximos e até mesmo colegas de trabalho.

O tratamento da dependência química não acaba ao sair da clínica de recuperação

O tratamento da dependência química não acaba ao sair da clínica de recuperação

Mesmo sendo uma doença crônica, ou seja, não possuir uma cura propriamente dita, a dependência química possui tratamento. E justamente por não haver cura, o tratamento deve ser constante. Não deve ser encerrado ou negligenciado quando o paciente termina o período de internação na clínica de recuperação.

Da mesma forma que outras doenças crônicas como diabetes e hipertensão, que se tratadas corretamente, podem prolongar a vida do paciente, assim também acontece com a dependência química.

Mesmo ela sendo uma doença cruel, se for tratada no tempo certo e da forma correta, pode proporcionar uma vida saudável e feliz ao paciente.

E para que isso aconteça, o tratamento da dependência química deve acontecer em uma clínica de recuperação onde existem profissionais qualificados para atenderem cada caso específico.

Além dos profissionais, a clínica de recuperação também proporciona um ambiente seguro, confortável e tranquilo para que o paciente tenha uma recuperação eficaz.

Para que o paciente se recupere, além de todo o cuidado que a clínica de recuperação oferece, o envolvimento da família também é muito importante.

Os familiares precisam apoiar o ente querido não somente durante o tratamento, mas também após a alta, quando o paciente já estiver em casa e o risco de acontecer uma recaída é bem alto.

A família deve ajudar o dependente químico a evitar gatilhos que possam fazer com que ele tenha contato novamente com a substância.

Por exemplo, evitar pessoas ou lugares onde o familiar tenha fácil acesso às drogas.

Pois mesmo que o paciente esteja recuperado, um simples contato com a droga que causou sua dependência química pode fazer com que tudo volte ao início, inclusive uma nova internação na clínica de recuperação.

Central de Atendimento Dependência Química

Se você tem um filho, filha, marido, esposa ou qualquer outro parente ou amigo próximo que necessite de ajuda, fale conosco

(11) 91137-2556

Contato

Envie sua Mensagem

    Notícias e Novidades

    Fique por dentro de nossas notícias, dicas e novidades sobre os tratamentos de reabilitação química e alcoólica!

    WhatsApp:

    (11) 91137-2556

    E-mail:

    contato@clinicasviverclin.com.br