Achar a instituição adequada para o tratamento da doença da adicção não é fácil, entretanto existem clínicas de dependentes químicos em Campinas que servem de apoio tanto para familiares quanto para usuários de narcóticos graves. Sendo assim, é importante salientar que apesar das diversas formas de tratamento, as instituições de recuperação, muitas vezes são necessárias.
Quando se trata de falar de drogas, apesar de ser um assunto que cada vez mais está sendo desmistificado, é importante compreender o comportamento de uso. Ou seja, aquele comportamento que levou o dependente químico a recorrer a substância de maneira com que a reincidência na mesma seja prejudicial e concomitantemente obsessiva.
Sendo assim, antes de falarmos sobre as clínicas de dependentes químicos em Campinas, vamos falar um pouco sobre a doença do comportamento adictivo aliado a esse tipo de consumo de substâncias ilícitas e lícitas.
Desta forma conseguimos ajudar nossos leitores a entender o porquê, em muitos casos graves de uso de entorpecentes é necessário recorrer a internação.
Além do mais as Clínicas Viver Clin, pela sua excelência no processo de recuperação de alcoólatras e dependentes, já possuem uma estrutura técnica especializada não apenas no tratamento dessas pessoas, mas também no apoio aos familiares de dependentes.
É interessante realizar esse tipo de apoio, justamente porque o dependente químico cria uma atmosfera pejorativa ao redor de si mesmo. É como se fosse um buraco negro que suga tudo o que há de bom, seja financeiramente ou psicologicamente dos familiares.
Posto isso, esse artigo tem como intenção nortear nossos leitores sobre o comportamento adictivo, falar sobre questões familiares, explicar o comportamento de uso, como são as clínicas de recuperação e por fim as clínicas de dependentes químicos em Campinas.
Comportamento Adictivo em Substâncias Psicoativas
O comportamento adictivo é um tipo de comportamento que surge em detrimento de uma fuga de sensações e sentimentos desconfortáveis. É comum que surja na infância e, caso não seja tratado adequadamente, pode se estender até a fase adulta.
Sendo assim, é importante salientar que os pais sempre devem atentar à maneira como seus filhos se portam, especialmente na infância e juventude, e justamente caso houver uma fragilidade ou dificuldade, recorrer à ajuda médica imediatamente.
Entretanto não é bem assim que as coisas funcionam, muitos indivíduos que sofrem do comportamento adictivo não tiveram uma infância perfeita. É comum que pessoas emocionalmente fragilizadas sejam frutos de lares conturbados, desenvolvendo esse tipo de estrutura comportamental.
Desta forma, dificulta ainda mais a utilização do recurso terapêutico, como o tratamento psicológico, de forma eficaz ainda na infância, já que não há demanda para isso. Além do mais, passar a recorrer ao uso das substâncias psicoativas independentemente de licitude, além de perigoso, dificulta ainda mais o tratamento.
Para refletirmos melhor, imagine uma pessoa que tem um comportamento compulsivo em compras, por exemplo. Ela sempre gasta mais do que pode, vive endividada mas mesmo assim ainda continua comprando. Apesar de sua saúde financeira ir por água abaixo, ela ainda acredita que tem o controle.
Trazendo para dependência de substâncias psicoativas o problema é maior ainda. Além de consumir recursos financeiros os dependentes químicos, independentemente da substância, ao longo do processo de uso literalmente “torram” a saúde mental e física. Fora que a doença da adicção, se não tratada, é incurável, progressiva e fatal.
Como que uma pessoa que acredita no controle do uso, mesmo não possuindo sequer o mesmo, pode recorrer ao tratamento da doença do comportamento adictivo aliado ao consumo de substâncias psicoativas? É exatamente aí que o papel da família entra.
O papel da Família na Dependência Química
O papel da família na dependência química é realizar o resgate do dependente. Entender que alguma coisa está errada e que se necessita de um efetivo tratamento para mudanças comportamentais, se faz intuitivo quando o assunto é eliminar a reincidência no uso do narcótico.
Porém, antes de internar alguém em uma clínica de dependentes químicos em Campinas se faz necessário entender um pouco do comportamento de uso do dependente e a droga de escolha utilizada. Sendo assim, fica mais fácil de recorrer à ajuda e realizar uma internação com assertividade no tratamento.
Uso e Instituições
Quando se percebe que o comportamento de alguém muda abruptamente, é necessário fazer uma intervenção para poder ajudar a compreender o que levou a pessoa a ter aquele tipo de comportamento. Ao mesmo tempo, vale salientar que pessoas que são dependentes químicas tendem ao isolamento e distanciamento social.
Portanto, remar contra a maré e se aproximar para poder ajudar é fundamental para dar o pontapé inicial na recuperação. Quando se está em uso, dificilmente se recorre ao tratamento em instituições, portanto faça sua parte como familiar ou amigo e recorra ao aconselhamento em CAPS ou psicólogos de confiança.
Ter o conhecimento é necessário no processo de recuperação de usuários de drogas. Especialmente porque existem substâncias que dificilmente vão deixar o dependente a se recuperar de maneira a não ser institucionalizado, como o crack, por exemplo. A taxa de reincidência no uso é tão alta que sozinho é impossível de se recuperar.
Por que escolher Campinas?
Escolher as clínicas de dependentes químicos em Campinas é a melhor escolha para o tratamento de pessoas que sofrem da doença da adicção no interior de SP. Sendo assim, realizar o tratamento desse tipo de transtorno em instituições credenciadas e assertivas na utilização do recurso terapêutico é devidamente importante.
Por isso que as Clínicas Viver Clin escolhem a cidade de Campinas. Temos diversos parceiros locais que fazem o resgate e recuperação de pessoas dependentes de substâncias psicoativas independente de licitude. Além do mais, pacientes que além de usuários de drogas, possuem outras comorbidades, também são bem vindos.
Não fazemos distinção no tratamento de ninguém, assim como a dependência química também não o faz, entretanto somos a melhor escolha na utilização do recurso terapêutico de pacientes que sofrem da dependência. Se você é familiar de alguém que é usuário de drogas, converse! Faça uma intervenção, ouça, procure saber sem julgar e recorra a nossas instalações, você irá se surpreender.