Você sabia que existem diversas clínicas de tratamento para dependentes químicos em Itu? Quando se trata da dependência química, independentemente do nível que está a doença é necessário traçar um plano de abordagem de tratamento. Justamente com o intuito de não deixar evoluir a doença, pois quanto mais tarde, mais difícil de tratar.
Sendo assim, é interessante ressaltar que a cidade de Itu é um lugar extremamente bem posicionado e que poucas pessoas sabem, o quão a cidade é importante para a economia local e conjuntamente para o tratamento da saúde mental de usuários de drogas no interior de SP.
Com isso, muitas pessoas recorrem aos buscadores à procura das clínicas de tratamento para dependentes químicos em Itu. Esse boom na pesquisa por esse tipo de recurso terapêutico, fez com que nós das Clínicas Viver Clin fizéssemos parcerias com instituições privadas na cidade de Itu. Desta forma, através do nosso site, você consegue entrar em contato e realizar o procedimento de internação via nossos canais.
Além do mais, é importante salientar nesta matéria informativa um pouco sobre a doença da adicção, como ela atua e evolui ao instalada no organismo de um indivíduo. Conhecer sobre a doença é extremamente importante para realizar um tratamento efetivo, evitando ao longo do tempo, processos que envolvem recaídas.
Sendo assim, as Clínicas Viver Clin farão uma breve introdução sobre a dependência química como transtorno, o porque ela é um problema social, como realizar o tratamento e a importância da cidade de Itu nesta questão de tratamento. Quanto mais incisivos, rápidos e eficazes forem nossas atitudes perante à utilização do recurso terapêutico, mais rápido se dominará essa “fera” que é a doença.
Introdução Básica a Dependência Química
É importante compreender o básico sobre a dependência química, especialmente se você for leigo no assunto. Atualmente, mesmo com os diversos meios informativos, existem pessoas que ainda acreditam que pessoas que chegam em situação de rua por causa de drogas adictivas são pessoas cheias de “sem vergonhice”.
Você se consideraria uma pessoa sem vergonha ao ponto de largar família, casa e serviço e ir morar na rua em prol à uma substância?
No mínimo doente ao invés de “sem vergonha” como muitos classificam. É exatamente aí que queremos chegar. Esse ponto é um pouco antes do final da doença, é considerado por muitos o fundo do poço, já que o final dela é simplesmente a morte.
Por isso que ao longo de grandes estudos reunidos tanto por universidades ao redor do mundo como conjuntamente pela OMS, em 2001 chegaram os efetivos resultados. A dependência química é sim uma doença, e além do mais, é considerada um transtorno da mente humana tendo até mesmo seu próprio CID.
Então, antes mesmo de achar que uma pessoa está em estado de extrema miséria nas ruas, ou que é um “cracudo”, pense que você está vendo uma pessoa doente que não teve muitas das vezes o mesmo acesso que algumas pessoas têm.
Para sermos sucintos vamos explicar que existem três variáveis onde as drogas se encaixam. E conhecer o básico delas é importante, justamente para apertar o botão de recuperação. Antes de recuperar alguém, entender qual é a droga que se usa com o intuito de fuga não é apenas importante, é necessário.
-
Drogas Perturbadoras
São drogas que alteram os cinco sentidos, distorcem espaço e tempo e conjuntamente atuam no sistema nervoso central alterando e embaralhando as sinapses neurais. Geram alucinações e psicoses, desta forma as substâncias perturbadoras são:
-
Maconha
-
Ecstasy
-
Cogumelos
-
LSD
-
Medicamento do tipo anticolinérgicos
-
Haxixe
-
Ayahuasca ou Santo Daime
-
Drogas Depressoras
Esta classificação de drogas, tem como principal objetivo deprimir o sistema nervoso central. Ou seja, relaxando-o, deprimindo-o, trazendo a sensação de moleza, atrasando os reflexos e deixando o corpo e mente desligados, sendo elas:
-
Álcool
-
Morfina e Codeína
-
Antidepressivos especialmente os benzodiazepínicos
-
soníferos
-
Inalantes e Solventes
-
Drogas Estimulantes
Já as drogas estimulantes do SNC, aumentam as recepções dos estímulos neurais, conjuntamente essas drogas fazem com que o organismo acelere. Normalmente atuam na parte frontal do cérebro, em especial no córtex pré frontal. Sendo assim, interagem com hormônios como a dopamina, serotonina e adrenalina. E são altamente viciantes, sendo elas:
-
Cocaína
-
Crack
-
Anfetaminas
-
Metanfetaminas
-
Cafeína
-
Nicotina
Essas são as três únicas classificações que se tem das drogas. Todas as drogas existentes atualmente estão inseridas dentre uma dessas classificações. Entretanto vale salientar que independentemente da classificação, as drogas trazem prejuízos sim ao organismo. Então mais um ponto importante para ressaltar a importância do tratamento.
A importância do Tratamento
A importância de se tratar um dependente químico é óbvia, estancar as dificuldades que o usuário possui e ao mesmo tempo impedir o processo de evolução da dependência antes que ele atinja o último estágio, a morte. Quando se fala da seriedade do real e efetivo tratamento e de como ele é feito é justamente com um único intuito, salvar vidas.
Sendo assim, as clínicas de recuperação são uma alternativa às pessoas que falharam na tentativa de recurso terapêutico em casa. São um assistencialismo ótimo quando se trata de cuidados 24 horas por dia, sete dias por semana. Principalmente quando se está muito envolvido emocionalmente, é importante institucionalizar o usuário para poder também ter um auto-cuidado consigo mesmo
Itu como recurso Terapêutico
As clínicas de tratamento para dependentes químicos em Itu atuam exatamente neste contexto. Por isso sua devida importância na região. Itu está estrategicamente posicionada e ao mesmo tempo tem um investimento sólido em educação.
Posto isso, procurar por essas instituições sejam elas femininas ou masculinas e que realizam internações voluntárias ou não, é de extrema facilidade. Sendo assim, tratar do dependente químico nestas clínicas é importante para se estabelecer um recomeço.
Viver Clin em Itu
Para nós que estamos envolvidos no processo de internação, recuperação e reestruturação familiar, a cidade de Itu tem sido um marco. As Clínicas Viver Clin atuam com diversos parceiros em Itu e conjuntamente em outras localidades no estado de SP. Por isso, se você precisa de ajuda, antes de mesmo de achar que está sozinho nesta luta contra as drogas, entre em contato conosco clicando aqui.