Como isolar um dependente químico na pandemia?

Como isolar um dependente químico na pandemia

O isolamento social é uma das medidas criadas como forma de combater potenciais vírus que são transmitidos pelo contato de indivíduo para indivíduo, entretanto pessoas que estão em uso de substâncias não tem como prioridade sua saúde e consequentemente as dos demais que estão a sua volta, deste modo, como isolar um dependente químico na pandemia? Como fazer esse procedimento nas clínicas de recuperação? Pessoas que tiveram a chance de tratar inicialmente em casa, como fazer o procedimento de isolamento na residência?

A dependência química é uma doença biopsicossocial, ou seja, está relacionada a variantes biológicas, psicológicas e sociais. Influenciando em aspectos individuais, familiares e consequentemente sociais. Sendo assim, pessoas que desenvolvem o apego à substância, passam a ter o foco no consumo da mesma como forma de deixar de lado os problemas de sua vida.

Todavia, esse consumo é progressivo já que o organismo tende a ser tolerante à substância e ao longo do processo da evolução da dependência, mais substância psicoativa é consumida e menos se sente a sensação inicial. Desta forma, dependentes químicos tendem a elevar o consumo, até o ponto de não consegui-lo sustentá-lo, seja por falta de recursos seja por conta de saúde física e mental.

Entretanto, quando a pessoa mergulha nos confins do mundo das drogas e as coloca como foco de suas vidas, é comum que o resto passe a ser passatempo. Lidar com a vida pode ser dificultoso e recorrer a substância é algo fácil, rápido e que ao mesmo tempo traz saciedade, prazer e felicidade momentânea.

Com o novo coronavírus e a sua pandemia emergindo e novos problemas de saúde pública se tornando insustentáveis, pessoas recorrem mais ainda as drogas como forma de sanar processos crônicos de ansiedade, e isso só gerou mais problemas ainda, entretanto, quando se expõe para comprar narcóticos está sujeito não só a ser preso pelo crime de portar drogas, ou de sofrer as consequências de usá-las, mas o risco de contrair COVID-19 é muito maior do que se imagina.

Pessoas que estão na boca e lidam com as drogas, podem ser pessoas que já não tem muito o que a perder na vida, então não cuidam de si como deveriam fazer e pelo fato de não darem sequer valor a suas próprias vidas, já que estão imersas no tráfico, podem ter contraído o vírus e no manuseio de narcóticos, deixá-lo por lá. O consumidor final, pode no ato de realizar o consumo da substância seja inalada ou fumada, contrair o vírus e adoecer.

O isolamento proporcionado pelas clínicas de recuperação como forma de obedecer às recomendações do Governo para evitar o Contágio dentro das instituições

Todos sabem que infelizmente o mundo mudou a partir de março de 2020, quando os casos de coronavírus no brasil começaram a se espalhar. Isso foi um estopim para que o mundo começasse a ficar mais atento para como lidar com a doença e o Brasil teve que aprender a se remanejar e se adequar ao novo amanhã, por conta da nova ameaça. Não diferente disso, o isolamento proporcionado pelas clínicas de recuperação como forma de obedecer às recomendações do Governo para evitar o contágio dentro das instituições é uma medida a ser tomada como forma preventiva pelas instituições.

Governo

Em como isolar um dependente químico na pandemia, especialmente quando o mesmo vai adentrar em uma instituição é necessário testes iniciais de PCR, conjuntamente que a instituição tenha a disposição uma ala para que seja reservada para novos pacientes sendo que os mesmos não tenham contato sequer outras pessoas durante o prazo de 14 dias, respeitando o período de incubação e manifestação de sintomas da COVID-19.

Esse é um modo simples de evitar que se tenha a disseminação do vírus dentro das instituições, e que se evitem casos como Associação Lar São Francisco na Providência de Deus, onde mais de 35 casos de coronavírus entre uma testagem de 80 foram positivos. Posto isso, muitas instituições estão fazendo o procedimento, obedecendo as cartilhas da Febract, que regulamenta as comunidades Terapêuticas no quesito orientação ao processo de institucionalização.

Isolamento em casa antes do procedimento da internação é uma forma de facilitar o tratamento voluntário

Outra maneira interessante em como isolar um dependente químico na pandemia é realizar o isolamento em casa antes do procedimento de internação é uma forma de facilitar o tratamento voluntário. Pessoas que são dependentes químicos e que estão na vida de uso durante muito tempo, podem relutar na ajuda ao tratamento, entretanto há casos que o indivíduo não aguenta mais usar drogas, e que por um momento de muita dificuldade e um despertar espiritual podem pedir ajuda prontamente.

Isolamento Às vezes passar por uma situação de perigo ou de constrangimento agudo pode ser o estopim para que se dê um lapso de sanidade e esses momentos podem trazer o dependente químico para perto da família. Sendo assim, vale ressaltar que são essas oportunidades que os familiares podem trazer a pessoa para perto de si e propor uma terapia. Ir ao médico, tomar uma medicação e desta maneira incitar o tratamento e o isolamento em casa pode ser uma forma de começar a recuperação.

As medidas de isolamento facilitam o trabalho mas não se aplicam a todas as instituições

O isolamento proporcionado pelas clínicas de recuperação como forma de obedecer às recomendações do Governo para evitar o contágio dentro das instituições é uma prática interessante, entretanto as medidas de isolamento facilitam o trabalho mas não se aplicam à todas instituições já que nem sempre todas as comunidades terapêuticas têm as estruturas em suas instalações para poder atender esse tipo de procedimento.

Como isolar um dependente químico na pandemia é dificultoso, independentemente se é para a família ou para a instituição. Existem clínicas de recuperação que têm instalações enormes e que conseguem atender às regulamentações da Febract. Outras acabam por diminuir a quantidade de pessoas dentro da instituição, o que acarreta diretamente na qualidade do tratamento, já que o lucro é diretamente afetado. Entretanto, você não precisa se preocupar com isso, com as Clínicas Viver Clin, nossos parceiros estão atendendo todas as regulamentações impostas pelas cartilhas da Febract e consequentemente proporcionando ajuda a quem precisa, entre em contato conosco e solicite suporte.